Imagem de capa do card
O que é o Blender?

O Blender é um software de produção e computação gráfica 3D voltado para criação e animação 3D de jogos e imagens estratégicas. Ele nos oferece funcionalidades completas de desenvolvimento de modelagem 3D, de centenas a milhares de funcionalidades(produção de imagem e vídeos, modelagem para jogos, textualização, pinturas, etc) e totalmente gratuito, sendo assim um software livre.

Download do Blender
Tipos de modelagem no Blender:

Um modelo 3D é uma representação matemática de superfícies tridimensionais. Esta representação pode ser criada manualmente ou automaticamente. Atualmente, estas são as três formas mais comuns de modelar:

Imagem de capa do card
Polygonal modeling (Modelagem poligonal):

pontos/vértices, ligados entre si através de linhas/arestas, delimitam faces formando uma malha poligonal. Atualmente, a grande maioria dos modelos 3D é construída com recurso a modelos poligonais texturizados. No entanto, os polígonos são planos, só conseguem representar superfícies curvas através do recurso a muitos polígonos.

Imagem de capa do card
Curve modeling (Modelagem de curvas):

As superfícies são definidas por curvas que são manipuladas através de pontos de controle, a curva segue os pontos. Existem diferentes tipos de curvas, incluindo NURBS.

Imagem de capa do card
Digital sculpting:

Método relativamente recente. Existem atualmente três subtipos: Displacement, Volumetric, Dynamic tesselation.

Algumas ferramentas do Blender:
Imagem de capa do card
Extrusion:

Extrusão é uma ferramenta essencial de modelação. Permite criar nova malha a partir da malha existente. Projeta faces, arestas ou vértices com o mesmo tamanho e forma dos selecionados. Por exemplo, extrusão sobre uma face quadrada criaria um cubo, etc.

Imagem de capa do card
Bevels ou Chamfers:

Biselar/chanfrar (cortar em bisel ou fazer chanfros) permite cortar as arestas de um objecto. Pode-se usar a ferramenta Bevel só nos vértices (em vez de arestas), com diferentes limites de ângulo, cortes diferentes, larguras, etc.

Imagem de capa do card
Loops (Edge e Cuts):

Edge Loop pode ser definido como um conjunto de arestas ligadas através de uma superfície. Geralmente, a última aresta está ligada à primeira, criando um loop. As Edges de um modelo devem seguir em forma de loops para que a animação de uma personagem resulte sem erros e deformações que resultam da malha entrelaçada. Loop Cuts é uma ferramenta de modelação que permite cortar um loop de faces inserindo um novo Edge Loop.

Imagem de capa do card
Non-Destructive Modeling e Modifiers:

Modifiers são operações automáticas que afetam um objeto de um modo não-destrutivo, de forma não definitiva. Os modificadores permitem realizar diversas operações sem afetar a topologia base do objeto, a sua geometria real. Se desejar, os Modifiers podem ser tornados definitivos, aplicados (Apply).

Imagem de capa do card
Textualização no Blender:

Ao adicionar um objeto de texto no Blender (SHIFT+A) é automaticamente inserido um objeto com o texto “Text”. Para editar o texto, escrever novas palavras ou apagar, passe para Edit Mode e utilize o teclado normalmente. Em Object Mode, o texto funciona de forma muito similar aos restantes objetos, pode mover, rodar, redimensionar, inserir keyframes, aplicar materiais, etc..

Dentro do nosso projeto:

Dentre os vários e incontáveis materiais e possibilidades que o Blender disponibiliza, para o nosso projeto, utilizamos os recursos de criar modelagens através de primitivas que o Blender têm, sejam eles: cubos, cilindros, esferas... entre outros. Também utilizamos a capacidade de manipular essas primitivas, alterando e deformando os objetos, aplicando materiais e texturas, deixando o objeto com uma outra cor e assim dando vida a nossa modelagem.