O Blender é um software de produção e computação gráfica 3D voltado para criação e animação 3D de jogos e imagens estratégicas. Ele nos oferece funcionalidades completas de desenvolvimento de modelagem 3D, de centenas a milhares de funcionalidades(produção de imagem e vídeos, modelagem para jogos, textualização, pinturas, etc) e totalmente gratuito, sendo assim um software livre.
Download do BlenderUm modelo 3D é uma representação matemática de superfícies tridimensionais. Esta representação pode ser criada manualmente ou automaticamente. Atualmente, estas são as três formas mais comuns de modelar:
pontos/vértices, ligados entre si através de linhas/arestas, delimitam faces formando uma malha poligonal. Atualmente, a grande maioria dos modelos 3D é construída com recurso a modelos poligonais texturizados. No entanto, os polígonos são planos, só conseguem representar superfícies curvas através do recurso a muitos polígonos.
As superfícies são definidas por curvas que são manipuladas através de pontos de controle, a curva segue os pontos. Existem diferentes tipos de curvas, incluindo NURBS.
Método relativamente recente. Existem atualmente três subtipos: Displacement, Volumetric, Dynamic tesselation.
Extrusão é uma ferramenta essencial de modelação. Permite criar nova malha a partir da malha existente. Projeta faces, arestas ou vértices com o mesmo tamanho e forma dos selecionados. Por exemplo, extrusão sobre uma face quadrada criaria um cubo, etc.
Biselar/chanfrar (cortar em bisel ou fazer chanfros) permite cortar as arestas de um objecto. Pode-se usar a ferramenta Bevel só nos vértices (em vez de arestas), com diferentes limites de ângulo, cortes diferentes, larguras, etc.
Edge Loop pode ser definido como um conjunto de arestas ligadas através de uma superfície. Geralmente, a última aresta está ligada à primeira, criando um loop. As Edges de um modelo devem seguir em forma de loops para que a animação de uma personagem resulte sem erros e deformações que resultam da malha entrelaçada. Loop Cuts é uma ferramenta de modelação que permite cortar um loop de faces inserindo um novo Edge Loop.
Modifiers são operações automáticas que afetam um objeto de um modo não-destrutivo, de forma não definitiva. Os modificadores permitem realizar diversas operações sem afetar a topologia base do objeto, a sua geometria real. Se desejar, os Modifiers podem ser tornados definitivos, aplicados (Apply).
Ao adicionar um objeto de texto no Blender (SHIFT+A) é automaticamente inserido um objeto com o texto “Text”. Para editar o texto, escrever novas palavras ou apagar, passe para Edit Mode e utilize o teclado normalmente. Em Object Mode, o texto funciona de forma muito similar aos restantes objetos, pode mover, rodar, redimensionar, inserir keyframes, aplicar materiais, etc..
Dentre os vários e incontáveis materiais e possibilidades que o Blender disponibiliza, para o nosso projeto, utilizamos os recursos de criar modelagens através de primitivas que o Blender têm, sejam eles: cubos, cilindros, esferas... entre outros. Também utilizamos a capacidade de manipular essas primitivas, alterando e deformando os objetos, aplicando materiais e texturas, deixando o objeto com uma outra cor e assim dando vida a nossa modelagem.